Aprendendo SIG com Game of Thrones (V): Edição de tabelas

Continuamos com o mini-curso de introdução ao SIG com Game of Thrones. No artigo de hoje começaremos a revisar as ferramentas de edição alfanumérica. Iniciando da camada “Political” que contém os reinos do continente denominado “Westeros” ou “Os Sete Reinos” vamos completar a informação alfanumérica original com a frase da casa reinante e dos campos que servirão para vermos (em um próximo exercício) como funciona a ferramenta de “Hyperlinks”.

Preparados?

Depois de abrirmos nosso projeto, ativamos a camada “Political” e abrimos sua tabela de atributos, como vimos anteriormente no exercício “Tabelas”. Esta tabela de atributos tem 3 campos: id, name (nome do reino) e ClaimedBy (Casa dominante). Vamos começar a edição e adicionar 3 campos adicionais.

Para começar a edição vamos ao menu “Tabela/Iniciar edição” ou clicamos no ícone correspondente:

figura05_01

Se a Vista estiver visível podemos conferir que o nome da camada (“Political”) assumiu a cor vermelho, o que nos mostra que a mesma está em edição.

figura05_02Vamos adicionar as 3 colunas, uma a uma. Existem várias formas de fazer isto, vamos a ver a mais simples, utilizando a ferramenta do menu “Tabela/Adicionar coluna” ou seu ícone correspondente:

figura05_03

Ao clicarmos no ícone aparecerá uma nova janela na qual devemos definir: o nome do campo, o tipo, o tamanho (número de caracteres permitidos), precisão (somente para campos numéricos) e valor padrão (opcional, se não for preenchido as células aparecerão vazias).

figura05_04

Os valores dos 3 campos novos a criar serão:

  • Nome: Words, Tipo: String, Tamanho: 50
  • Nome: Shield, Tipo: String, Tamanho: 100
  • Nome: Web, Tipo: String, Tamanho: 100

Após adicionarmos os 3 campos nossa tabela ficará assim:

figura05_05

Agora já podemos passar a preencher com valores as células de cada um deles. Para isto basta dar um duplo clique na célula na qual queremos adicionar dados e começar a escrever. Com este procedimento vamos preenchendo cada uma das células.

Para o campo “Words” adicionaremos as seguintes frases para cada uma das Casas Reinantes:

  • Tully: “Family, Duty, Honor”
  • Stark: “Winter is Coming”
  • Greyhoy: “What Is Dead May Never Die”
  • Martell: “Unbowed, Unbent, Unbroken”
  • Baratheon: “Ours is the Fury”
  • Arryn: “As High as Honor”
  • Lannister: “A Lannister Always Pays His Debts”
  • Targaryen: “Fire and Blood”
  • Tyrell: “Growing Strong”

O resultado deve ser similar a este:

figura05_06

Como já comentamos, os outros dois campos serão trabalhados em no próximo exercício, relacionado com os hyperlinks. Por ora finalizamos a edição da tabela no menu “Tabela/Terminar edição” ou clicando em seu ícone correspondente:

figura05_07

Antes de finalizar é importante comentar que há uma ferramenta que nos permite editar os valores alfanuméricos dos elementos de uma camada a partir da Vista. Em algumas ocasiões esta característica pode nos economizar tempo em nossas tarefas de atualização de dados.
Para experimentá-la, devemos abrir nossa Vista e, com a camada “Political” ativada, clicamos no ícone “Editor de atributos”:

figura05_08

Em seguida, devemos clicar no elemento a editar e será aberta uma janela com seus atributos alfanuméricos, onde poderemos modificá-los.

figura05_09

Experimente e comprove o seu funcionamento. Para terminar, devemos clicar no ícone “Terminar edição”, dessa mesma janela.

Continuaremos aprendendo no próximo artigo…