iDea Plus Geo

Geo ideias em formato aberto

Aprendendo SIG com Game of Thrones (II): Tabelas de atributos

October 05, 2017 — Eliazer Kosciuk

Continuamos com este mini curso de introdução aos Sistemas de Informações Geográficas com Game of Thrones. Hoje iremos ver como acessar a tabela de atributos de uma camada.

Em primeiro lugar abrimos nosso projeto, que salvamos depois de finalizar o primeiro exercício. Na continuação vamos adicionar uma nova camada (tal como vimos no primeiro exercício), denominada “Political” e que contém os diferentes reinos do continente de “Westeros”, também conhecido por “Sete Reinos”. A nova camada tem uma legenda que a mostra sem preenchimento e com uma linha de borda de cor preta e mais grossa.

Para ver a informação alfanumérica contida nesta camada clicamos com o botão direito sobre o nome da camada na Tabela de Conteúdos. Será aberto um menu no qual devemos selecionar a opção “Tabela de atributos”.

figura02_01

A tabela de atributos nos mostra a informação sobre a divisão política do continente, com o nome dos diferentes territórios e suas casas governantes:

figura02_02

As regiões são Dorne, Stormlands (Terra da Tormenta), The Reach (O Domínio), Crownsland (Terra da Coroa), The Westerlands (Terras do Oeste), The Vale (O Vale de Arryn) e Riverlands (Terra dos Rios). Completam os territórios do continente The Iron Islands (As Ilhas do Ferro), The North (O Norte), as zonas New Gift e Bran’s Gift da Guarda da Noite e a área de mais além do muro. Em outro exercício veremos como editar esta tabela e completá-la com as casas governantes em diferentes momentos da saga.

Algo importante que devemos saber é que a tabela de atributos e a camada com elementos gráficos são duas formas de ver a mesma informação. Cada linha da tabela corresponde a uma geometria (linha, ponto ou polígono, segundo o caso na camada). Uma forma muito gráfica de ver isto é selecionando um elemento na Tabela de atributos; para isto devemos clicar sobre a linha que queremos selecionar. De forma automática será selecionada também a geometria correspondente.

Por exemplo, se selecionarmos a linha da região The North, obteremos esta seleção gráfica:

figura02_03

Podemos ir selecionando as diferentes linhas da Tabela e ver sua correspondência na cartografia. Se quisermos eliminar qualquer seleção devemos utilizar a opção “Limpar” do menu “Seleção” ou seu ícone correspondente:

figura02_04

Simples, não é verdade? Não se esqueça de salvar o projeto, e continuaremos aprendendo no próximo artigo.

Tags: geoprocessamento, gvSIG, tutorial, Game-of-Thrones