Instalando o gvSIG 1.9 no Ubuntu Lucid Lynx

Eu já estava devendo um artigo atualizado sobre a instalação do gvSIG 1.9, a [já nem tão] nova versão estável deste excelente programa de Geoprocessamento, então nada melhor do que aproveitar o lançamento da versão 9.10 do Ubuntu (também conhecida como Lucid Lynx) e saldar essa antiga dívida.

Fiquei curioso para saber se haveria alguma dificuldade em rodar o gvSIG no Ubuntu Lucid, mas o procedimento foi indolor, como nas demais oportunidades. Deixo a seguir o procedimento de instalação que adotei:

Para baixar a última versão disponível nos repositórios oficiais (neste momento, a build 1253), já com os pré-requisitos de intalação, basta abrirmos um terminal e digitarmos o seguinte comando:

wget -c http://forge.osor.eu/frs/download.php/744/gvSIG-1_9-linux-i586-withjre.bin

Terminado o download, vamos alterar as permissões do arquivo, para que o mesmo possa ser executado:

chmod +x gvSIG-1_9-linux-i586-withjre.bin

Finalmente, executamos o arquivo de instalação:

./gvSIG-1_9-linux-i586-withjre.bin

Agora, basta seguir as instruções. O programa irá instalar, se necessário, os seguintes componentes: Java Virtual Machine, JAI libraries, JAI image I/O libraries e, finalmente, o gvSIG. Pode seguir todas as opções defaults e/ou recomendadas. Por costume, deixei a pasta de instalação com o nome geral da versão (gvSIG_1.9, no caso). Assim podemos ter várias versões do gvSIG rodando na mesma máquina, sem problemas, bastando apenas criar um lançador para cada uma delas.

Por falar em lançador, vamos aproveitar e criar uma entrada de menu para o gvSIG:

  • Clique com o botão direito do mouse sobre o Menu Aplicações > Editar Menus;
  • Quando a janela menu principal abrir, você verá dois campos, um chamado Menus: e outro Itens: Em Menus, clique uma vez sobre no ícone Aplicações e em seguida no lado direito da janela clique em Novo Menu. Renomeie este novo menu como Geoprocessamento (ou outro nome de sua preferência).
  • Clique sobre este novo menu que você acabou de criar e no lado Itens, adicione um Novo Item.
  • Uma nova janela se abrirá, ela chama-se Criar Lançador. No campo Nome, digite gvSIG; no campo comando, navegue até a pasta onde o programa foi instalado. No meu caso, ficou em “/home/user/gvSIG_1.9/bin/”. Selecione o arquivo gvSIG.sh e mande abrir.
  • De volta a janela anterior, no lado esquerdo tem um quadrado com uma figura, clicando sobre ela você adiciona um icone ao seu gosto. Para inserir o icone do gvSIG é só ir até a pasta mencionada no tópico anterior.
  • Depois é só clicar em OK e depois fechar a janela do Menu Principal.

E está pronto. Agora você já tem o programa gvSIG disponível em Aplicativos > Geoprocessamento > gvSIG

[Editado]
Em tempo: já ia esquecendo! Não esqueça de desligar todos os efeitos visuais quando for trabalhar com o gvSIG, ou você terá problemas com o mesmo, principalmente se você tem instalado o Compiz. Clique com o botão direito na área de trabalho e escolha a opção “Alterar plano de fundo”; Na aba “Efeitos Visuais”, selecione a opção “Nenhum”. Depois que você acabar de trabalhar com o gvSIG pode restaurar os efeitos visuais.

No próximo artigo, estaremos instalando as extensões que estão disponíveis para o gvSIG 1.9. Até breve!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *