Novos grupos de gvSIG no Telegram
A interação com os usuários do nosso programa gvSIG é primordial e qualquer novo canal de comunicação é sempre bem vindo. A Associação gvSIG segue disponibilizando o uso das listas de discussão como principal forma de contato com os usuários, quer seja pelo grande número de usuários, quer seja pelo histórico que fica disponível a todos. No entanto, um chat pode ser um canal de interação que pode ser interessante em muitos momentos e situações, e que pode perfeitamente complementar as formas de contato dos usuários com o time do gvSIG.
Baseados na sugestão do usuário do twitter @ideaplusgeo (alterego desse que vos fala), a Associação gvSIG resolveu criar um novo grupo no Telegram, destinado ao gvSIG Suite. O grupo é aberto a qualquer pessoa que queira participar, e será um prazer contar com a sua presença. Nesse grupo já estão participando os membros da Associação gvSIG, usuários e desenvolvedores.

Aproveitando este fato, estamos abrindo também um grupo no Telegram voltado para os usuários de língua portuguesa, o grupo gvSIG Brasil, um espaço para compartilharmos dicas, tutoriais, links, dúvidas, entre outros assuntos relacionados ao gvSIG, em português. Esse espaço vem se somar ao grupo gvSIG Brasil no Facebook, no qual você também é convidado a participar.
Se você é um usuário e/ou desenvolvedor, ou ainda, quer conhecer mais sobre esse excelente SIG, aproveite e venha participar de nossas comunidades
4º gvSIG Festival: palestras e apresentações
Buenas, pessoal!
Durante os dias 27 e 28 de março foi realizado o 4º gvSIG Festival, as Jornadas virtuais do gvSIG, que nesse ano teve um incentivo à participação das mulheres que fazem parte da comunidade gvSIG.
Com participação on line aberta ao público e totalmente sem custos, ocorreram treze excelentes palestras abordando os mais diversos assuntos onde o gvSIG foi o protagonista. Se você não pode acompanhar, ou se quiser rever as palestras, disponibilizo a seguir os links para os videos das apresentações do canal gvSIG no YouTube:
Soluciones gvSIG para Agricultura en la Generalitat Valenciana
Los SIG como herramienta de realización de la justicia social
gvSIG como apoyo en la cartografía y deslizamientos y caída de bloques
gvSIG para identificação de áreas para instalação de usinas fotovoltaicas
gvSIG Mobile para levantamiento de mobiliario en parques urbanos
Geochicas o el empoderamiento de mujeres en el mundo Geo latinoamericano
Programa Copernicus y servicio territorio de Copernicus en España
Observatorio Ambiental Nacional, software libre para difundir datos abiertos del ambiente en Uruguay
Geopaparazzi: state of the art of the digital field mapping application
Analysis of extreme events with the HortonMachine tools
Diez años de Enseñanza Universitaria (2009-2019) con gvSIG
(Palestra ainda não liberada no YouTube. Assim que for disponibilizada eu atualizo).
How can I get a diverse team?
¿Cómo puedo conseguir un equipo diverso?
Aproveitem para conhecer um pouco mais sobre o gvSIG, e nos vemos no próximo post!
Tags: gvSIG, webinarios, geonews
Sentinel Hub Playground – Gerando combinações de bandas de imagens Sentinel online
As imagens geradas pelo satélite Sentinel 2 da Agência Espacial Européia tem se tornado uma excelente alternativa, tanto pela resolução espacial (algumas bandas tem resolução espacial de 10 m), quanto por serem disponibilizada de domínio público (gratuitamente). Some a isso a facilidade em obter as imagens (que podem ser obtidas até mesmo sem a necessidade de cadastro, através do site Land Viewer), e você tem uma ótima solução em termos de imagens para os projetos de geoprocessamento.
E agora temos mais uma opção de trabalho com as imagens Sentinel 2, através da aplicação web Sentinel Hub Playground, que nos permite criar combinações de bandas das imagens Sentinel 2 online, de forma rápida e intuitiva, com a geração e visualização do resultado imediatamente.
Aplicativo Sentinel Hub Playground
Ao acessarmos a aplicação, teremos as seguintes opções:
Seleção de cenas: permite explorar as imagens de toda a superfície da Terra disponíveis, podendo restringir os resultados por intervalos de datas, seleção da localização e também pela cobertura de nuvens;
Ferramentas de seleção da imagem
Combinações de bandas: após selecionarmos a imagem de nossa preferência, podemos aplicar uma das combinações de bandas disponíveis. O número de combinações disponibilizadas é grande e abrangem a maioria das necessidades de quem procura o serviço:
- Cor natural (Bandas 4,3,2)
- Cor infravermelha – vegetação (Bandas 8,4,3)
- Falsa cor – urbanização (Bandas 12,11,4)
- Agricultura (Bandas 11,8A,2)
- Índice de Vegetação – NDVI, baseado na combinação de Bandas (B8 – B4)/(B8 + B4)
- Índice de umidade, baseado na combinação de Bandas (B8A – B11)/(B8A + B11)
- Geologia (Bandas 12,4,2)
- Batimetria (Bandas 4,3,1)
- Penetração atmosférica (Bandas 12,11,8A)
- SWIR (Bandas 12,8A,4)
- NDWI, baseado na combinação de Bandas (B3 – B8)/(B3 + B8)
Opções de combinações de bandas
Se não encontrarmos a combinação de bandas de nosso interesse, podemos criar a nossa própria combinação utilizando a opção “Custom”, onde poderemos escolher quais Bandas farão parte da nossa composição:
Efeitos nas imagens: se necessário, as imagens podem ser melhoradas através da opção de Efeitos, onde poderemos aplicar Correção atmosférica e Correção de nuvens, além de podermos ajustar o ganho.
Após estarmos satisfeitos com a nossa seleção, com a combinação de bandas e com as correções aplicadas, podemos salvar o resultado, através do botão “Generate”. Será aberta uma nova janela exibindo a imagem final que foi gerada, com as opções de “Copy URL” (que copiará o link da imagem gerada para posterior compartilhamento) ou “Download Image”, que nos permitirá baixar a imagem do nosso trabalho.
Fica a dica de mais uma excelente ferramenta que pode nos auxiliar em nossos trabalhos de geoprocessamento, quer seja para explorar e visualizar as imagens do satélite Sentinel 2 antes de baixá-las, permitindo verificar se as mesmas atendem aos objetivos que estamos nos propondo, quer seja para gerar rapidamente imagens que possam ser usadas diretamente em nossos trabalhos. Por exemplo, deixo a seguir as imagens do NDVI da Região Central do RS, em dois momentos. A da esquerda foi tomada em julho de 2016, enquanto que a da direita foi tomada em novembro de 2016. Ambas foram geradas em poucos minutos, através da ferramenta citada neste artigo:
Tags: geolinks, geonews, PDI, geoprocessamento
Transmissão direta das 8as Jornadas Latinoamericanas e Caribe do gvSIG
Hoje, 20/10/2016, está ocorrendo em Montevidéo, no Uruguai, as 8as Jornadas Latinoamericanas e Caribe do gvSIG. A programação completa do evento pode ser conferida nesse link.
Mas, se você não teve a oportunidade de participar neste importante evento, poderá acompanhar todas as palestras via web, pois o mesmo será retransmitido diretamente, através dessa página do portal Vera TV.
Tags: gvSIG, Jornadas, geonews
Uma lista com as novidades do gvSIG 2.3
Há alguns dias atrás anunciamos o lançamento da versão 2.3 do gvSIG Desktop, inclusive já revisamos o processo de instalação do gvSIG. No artigo de hoje vamos listar as principais novidades desta nova versão, apresentando também os links para os artigos oficiais (da Associação gvSIG) que apresentam essas novidades em maiores detalhes.
Lembramos ainda que esse assunto também foi abordado na palestra sobre as novidades do gvSIG 2.3 durante as 5as Jornadas Brasileiras do gvSIG. Mas chega de conversa, e vamos às novidades:
Distribução para Windows 64 bits.
Somando-se às existentes de Windows 32 bits, e as de Linux de 32 e 64 bits, tanto na modalidade instalável como portátil.
Distribução portátil para Mac OS X
Pela primera vez está sendo disponibilizada uma distribuição oficial para os usuários deste sistema operacional. Maiores informações: Camino a gvSIG 2.3: Distribución portable para Mac OS X
GDAL: biblioteca de acesso a raster e projeções
A partir desta versão está sendo utilizado o GDAL como biblioteca de acesso a informações raster e projeções.
Uma das consequências desta alteração é o acesso através do OGR/GDAL a dezenas de novos formatos (MID/MIF de Mapinfo, Geojson, CityGML, etc.)
Maiores informações: Camino a gvSIG 2.3: Nuevos formatos disponibles (OGR/GDAL)
Novo instalador, com suporte para 64 bits
Nova biblioteca de geometrias
Suporte mais eficiente a multigeometrias
Suporte a Java 8
Gerador automático de pacotes Debian de gvSIG
Leitura/escrita de arquivos PRJ
Capacidade de leitura e escrita de arquivos PRJ (arquivo associado a uma camada de informação (shapefile, raster…) e que contém informação sobre o sistema de referência de coordenadas da referida camada.
Maiores informações:
Camino a gvSIG 2.3: lectura/escritura de ficheros PRJ (proyecciones)
R: Estatística no gvSIG
Suporte à biblioteca de estatística R, tanto através do Renjin, como integrando diretamente o R.
Maiores informações:
Melhoras e mais melhoras no scripting
Foram muitas as melhoras implementadas no gvSIG 2.3 em relação ao scripting, cujo potencial aumenta exponencialmente com esta versão. Nunca foi tão fácil desenvolver para o gvSIG!
Maiores informações nos seguintes links:
- Camino a gvSIG 2.3: Nueva integración en las librerías de Scripting
- Camino a gvSIG 2.3: Compatibilidad y cambios en scripts
- Camino a gvSIG 2.3: Ejemplo de script con la nueva implementación
- Camino a gvSIG 2.3: Insertar nuevos geoprocesos mediante Scripting
- Camino a gvSIG 2.3: Nuevas funcionalidades en el Scripting Composer
- Camino a gvSIG 2.3: Autoarranque de scripts al iniciar gvSIG
Segmentação dinâmica (Sistema de referência linear)
Ferramentas para trabalhar com este tipo de referência espacial no qual as localizações dos elementos estão referenciados através de medidas ao longo de um elemento linear.
No gvSIG 2.3 encontramos ferramentas que permitem definir as rotas, calibrar cada rota a partir dos marcos quilométricos, editar a coordenada M de um elemento, representar a coordenada M e gerar novas camadas com segmentação dinâmica.
Maiores informações nos seguintes links:
- https://blog.gvsig.org/2015/11/19/camino-a-gvsig-2-3-segmentacion-dinamica-i/
- https://blog.gvsig.org/2015/11/20/camino-a-gvsig-2-3-segmentacion-dinamica-ii/
- https://blog.gvsig.org/2015/11/23/camino-a-gvsig-2-3-segmentacion-dinamica-iii/
- https://blog.gvsig.org/2015/11/24/camino-a-gvsig-2-3-segmentacion-dinamica-iv/
- https://blog.gvsig.org/2015/11/25/camino-a-gvsig-2-3-segmentacion-dinamica-v/
- https://blog.gvsig.org/2015/11/26/camino-a-gvsig-2-3-segmentacion-dinamica-vi-y-final/
- https://blog.gvsig.org/2015/12/09/camino-a-gvsig-2-3-segmentacion-dinamica-en-4-videos/
Google Maps, Bing Maps e Street View
Capacidade para adicionar serviços de mapas a partir do Google Maps e do Bing Maps.
Acesso ao Google Street View.
Maiores informações: Camino a gvSIG 2.3: Bing Maps, Google Maps y Google Street View
Novos servidores do OpenStreetMap
Acesso a novos serviços de tiles OSM, adicionando os de Stamen: Toner, Watercolor e Terrain.
Maiores informações: Camino a gvSIG 2.3: Nuevos servidores OSM (OpenStreetMap)
Leitura e escrita de datos LiDAR
Suporte aos datos LiDAR no formato .LAS
Maiores informações: Camino a gvSIG 2.3: Datos LiDAR
Assistente para abertura de dados CSV
Um assistente facilita o carregamento de arquivos CSV, tanto como tabelas quanto como camadas.
Maiores informações: Camino a gvSIG 2.3: Importador de CSV (Wizard)
Novas ferramentas de edição
Continua melhorando a potente ferramenta de edição do gvSIG, com 3 novas ferramentas: inverter sentido da linha, gerar linhas paralelas e converter curvas em polilinhas.
Gerador automático de distribuições
Plugin que permite configurar e gerar automaticamente distribuições do gvSIG para qualquer sistema operacional, personalizando sua funcionalidade, serviços OGC, EPSG, aparência….
Melhoras nas Vistas 3D
Suporte a reprojeção de Vistas 2D em Vistas 3D.
Suporte de datos vetoriais em Vistas 3D.
Extrusão em Vistas 3D.
Maiores informações:
Camino a gvSIG 2.3: Reproyectar Vistas 2D a Vistas 3D
Camino a gvSIG 2.3: Soporte vectorial en Vistas 3D y extrusión
Anaglifos
Possibilidade de visualizar em modo anaglifo as Vistas 3D no gvSIG.
Maiores informações:
Animações
Incorporação de um gerador de animações para Vistas 3D.
Maiores informações: Camino a gvSIG 2.3: Animaciones
Buscador de Cadastro (Espanha)
Os usuários da Espanha acharão muito útil esta funcionalidade que permite realizar buscas cadastrais por referência cadastral ou localização.
Maiores informações: Camino a gvSIG 2.3: buscador de referencias catastrales (España)
Catálogo de favoritos
Catálogo de fontes de dados que podemos utilizar e que queremos que estejam disponéveis para poder adicioná-las em nossas Vistas da forma mais rápida possível.
Maiores informações: Camino a gvSIG 2.3: Catálogo de favoritos
Detecção automática de alturas
Detecção de edifícios e comparação de alturas entre camadas a partir de datos LiDAR.
Documentação online
Disponível documentação online para desenvolvimento e para usuários.
Podemos ainda citar dezenas de pequenas melhorias, além da correção de erros (bugs) que foram identificados. Alguns exemplos destas melhorias: atualização dos mais de 30 idiomas disponíveis, adicionar localizador a partir do TOC, atualização da versão do Groovy para scripting, nova biblioteca de símbolos INSPIRE, melhoras na usabilidade, etc.
Se chegastes ao final deste post, certamente estarás querendo baixar e experimentar a nova versão. De nossa parte, já começamos a trabalhar no gvSIG Desktop 2.4, cuja fase de publicação começará a partir de dezembro deste ano.
Estão disponíveis as palestras das 5as Jornadas Brasileiras de gvSIG
Buenas, pessoal!
Já estão disponíveis os materiais das palestras que ocorreram durante as 5as Jornadas Brasileiras de gvSIG.
Como já falamos em outros momentos, essas Jornadas foram o ponto de encontro onde os usuários e desenvolvedores brasileiros puderam compartilhar suas experiências com os sistemas de informação geográfica e software livre, principalmente o gvSIG. O encontro realizou-se na UFSM, em Santa Maria, RS, durante os dias 14 a 16 de setembro.
No link de cada palestra você encontrará para download das apresentações que foram feitas, bem como poderá assistir aos vídeos das palestras que foram feitas através de videoconferência:
- Novidades gvSIG 2.3 Desktop – Alvaro Anguix (Diretor Geral da Associação gvSIG)
- Produção de mapas para o licenciamento ambiental em quilombos – Marcelo Bento Nascimento da Silva (Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo “José Gomes da Silva”-Fundação ITESP)
- Introducción al scripting en gvSIG – Óscar Martínez (Associação gvSIG)
- Utilização do gvSIG em prefeituras – Carlos Almeida (Gauss Geotecnologia e Engenharia)
- As enchentes de 1887 e 1929 produzidas pelo grupo Hímaco – Orlando Guarnier Cardin Farias (Universidade Federal de São Paulo – Brasil)
- Geoprocessamento do Patrimônio Arqueológico de Guarulhos – Jaíne Aparecida Diniz (Universidade Federal de São Paulo)
- Utilização do gvSIG para análise das variáveis população, renda e densidade demográfica nos limites dos setores censitários – Jorge Pereira Santos (HEX Tecnologias Geoespaciais Inovadoras)
- gvSIG Online – Alvaro Anguix (Diretor Geral da Associação gvSIG)
- Definição de domínio das ilhas no Mar Pequeno entre a Foz do Rio Ribeira de Iguape até a Barra de Cananeia – Vilmar Antonio Rodrigues (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP) e Gilberto Cugler (Pesquisador independente)
- OSGeo e FOSS4G: Criando oportunidades no mundo geoespacial – Fernando Silveira de Quadro (Universidade Federal de Santa Catarina)
- gvSIG Roads: Gestión integral de carreteras – Alvaro Anguix (Diretor Geral da Associação gvSIG)
Tags: gvSIG, Jornadas, geonews
gvSIG 2.3 já está disponível!
Buenas, pessoal!
Passando por aqui para comunicar que já está disponível para download a nova versão (2.3) do gvSIG Desktop.
Essa nova versão é mais um passo importante na evolução do gvSIG 2, pois apresenta uma grande quantidade de novidades e melhorias, tanto a nível de funcionalidades como a nível de arquitetura.
Você pode baixar a nova versão a partir deste link: http://www.gvsig.com/pt/web/guest/produtos/gvsig-desktop/downloads, com versões de instalação e portáteis, para Linux 32 e 64 bits, Windows 32 e 64 bits e para MacOS (esse só na versão portátil).
Também pode conferir uma lista com as principais novidades, inclusive com links para maiores detalhes sobre cada novidade, na página do anúncio oficial de lançamento da nova versão.
Baixe a nova versão, experimente, e nos próximos dias estaremos trazendo maiores notícias e tutoriais sobre as novidades que foram introduzidas nessa nova versão do gvSIG.
Webinarios sobre as novidades do gvSIG 2.3
Na próxima segunda-feira, 03 de outubro de 2016, entre as 15h30 às 18h30 (10h30 às 13h30, horário de Brasília), o curso de “Master Oficial en Valoración Catastro y Sistemas de Información Territorial” estará promovendo uma série de webinarios (em espanhol) através do canal do YouTube do Servicio de Innovación Docente de la Universidad Miguel Hernández de Elche.
O primeiro webinario será ministrado pelo Alvaro Anguix, sobre “Novedades gvSIG Desktop 2.3”. Em seguida, o Óscar Martínez ministrará os próximos dois webinarios: “Novedades de scripting en gvSIG Desktop 2.3” e “Seminario de introducción a la programación en gvSIG mediante scripting (Python)”.
Não perca mais essa oportunidade de conhecer as novidades da nova versão do gvSIG, que acabou de ser lançada! Não é necessário se inscrever, bastando acessar o canal do YouTube para acompanhar.
Maiores informações podem ser obtidas na página do evento.
1º Festival gvSIG
Buenas, pessoal!
A partir de hoje (23/05) a 27/05/2016 está acontecendo o 1º Festival gvSIG, com webinários sendo ministrados diariamente, em inglês, espanhol, português, francês, russo e turco.
A listagem dos webinários, com os respectivos horários e links de inscrição vocês encontram na página da Programação
Não percam, logo mais às 11h, o webinário em português “Utilização do gvSIG na Defesa Civil“, apresentado pelo +Gilberto Cugler.
Se você não conseguiu assistir algum dos webinários, ou se quer assistir novamente, poderá fazê-lo no canal oficial do gvSIG no Youtube.
5as Jornadas Brasileiras de gvSIG: “Tecnologia como bem comum”
5as Jornadas Brasileiras de gvSIG
É com satisfação que anunciamos a realização das 5as Jornadas Brasileiras de gvSIG, que será realizada nos dias 14 a 16 de setembro de 2016, no Auditório do Centro de Ciências Rurais da UFSM – Santa Maria/RS – Brasil, sob o lema “Tecnologia como bem comum”. O evento representará a quinta reunião formal de usuários e desenvolvedores ligados ao software gvSIG organizada no Brasil.
Está aberto também o período para envio de propostas para comunicações. As formas de participação, bem como as normas e datas limite para a submissão de trabalhos encontram-se no item Comunicações. Se você desenvolve trabalhos utilizando o gvSIG, não deixe passar esta oportunidade de divulgar o seu conhecimento!
Nos vemos em Setembro, em Santa Maria/RS!
Tags: gvSIG, Jornadas, geonews
[UPDATE] Experimentando a nova tradução para o pt-BR do gvSIG
Buenas, pessoal!
Assim que publiquei o post “Experimentando a nova tradução para o pt-BR do gvSIG“, recebi um retorno do Mario Carrera, da Associação gvSIG, alertando para o fato de que o pacote de traduções do gvSIG já foi criado e está disponível para download através do Gestor de Complementos (Addons Manager, para quem ainda não tem a versão traduzida), para os que já estão trabalhando com a Build 2227 do gvSIG 2.1.
Como o procedimento para a atualização de idiomas a partir do gvSIG 2.1 será feito desta forma (Gestor de Complementos), tomei a liberdade de fazer um update no tutorial, explicando esta implementação:
Em primeiro lugar, abra o gvSIG 2.1 (lembrando: somente para versões a partir da Build 2227), e acesse o menu Tools > Addons manager:
Será aberta a janela do instalador de pacotes (Install package), e deveremos selecionar a opção de instalação a partir de uma URL (Installation from URL), deixando a URL que já está presente. Em seguida, clicar no botão “Next”:
Após o gvSIG conseguir conectar com o servidor, a janela de seleção de pacotes disponíveis aparecerá. Clique no botão “Types”, para facilitar a localização do pacote de tradução:
Selecione o tipo de pacotes “translations”, para aparecer apenas os pacotes de traduções na lista de pacotes. Em seguida, selecione para instalação o último pacote de tradução disponível, e clique no botão “Next”:
Abrirá a janela de download. Clique no botão “Start download”, e será iniciado o download dos arquivos de tradução:
Quando o download terminar, clique no botão “Next” e, em seguida, no botão “Finish”:
Terminado o processo de instalação, receberemos um alerta de que as alterações somente terão efeito depois de reiniciarmos o gvSIG:
Depois de reiniciar o gvSIG, já poderemos desfrutar da interface traduzida para a nossa língua-mãe:
Por hoje é isso, pessoal! Agora vamos aguardar o lançamento da versão final do gvSIG 2.1!
Tags: gvSIG, geonews, tutorial, tradução
Experimentando a nova tradução para o pt-BR do gvSIG
Buenas, pessoal!
Uma pequena postagem, enquanto nos preparamos para voltar com “força total” (o que vai demorar mais alguns dias, infelizmente…).
Quem acompanha o gvSIG já deve estar sabendo que estamos próximos do lançamento da versão 2.1, que está chegando com muitas melhorias, tanto em estabilidade, quanto em recursos, comprovando o amadurecimento que toda a comunidade de usuários está aguardando ansiosamente.
Uma das melhorias que teremos nesta nova versão é a volta das traduções, que apresentaram vários problemas quando da migração do gvSIG da versão 1.12 para as versões 2.x, agora de uma maneira mais completa e abrangendo a totalidade do aplicativo. A Comunidade Brasileira de Usuários de gvSIG esteve envolvida nos últimos dias no trabalho de revisão e tradução das strings presentes no gvSIG, e esse trabalho já estará disponível no lançamento da versão final do gvSIG 2.1.
No entanto, se você é “curioso” e gostaria de experimentar a nova tradução, existe um “jeitinho”, que estaremos explicando a seguir:
Primeiramente, entre na página das versões em desenvolvimento do gvSIG, e baixe a última versão em desenvolvimento disponível para sua máquina (no momento que escrevo este post, é a Build 2227). Faça a instalação da nova versão (se não souber como, pode acompanhar este tutorial de instalação do gvSIG 2.0). Como é uma versão de testes, pode apresentar alguma instabilidade, então, se for utilizar como versão de trabalho, faça por sua própria conta e risco. Lembrando que você pode escolher uma pasta diferente do que a na qual você tem instalada a versão estável do gvSIG 2.1, o que te permitirá rodar as duas versões de forma independente.
Depois de instalado, precisamos fazer uma pequena operação manualmente: faça o download do arquivo zipado textptBR.properties. Depois de baixado, extraia o arquivo “textptBR.properties” e salve-o dentro da pasta de tradução da versão do gvSIG que você acabou de instalar. Vai depender um pouco de onde você salvou, mas no meu computador ela está localizada em “/gvSIG-desktop/gvSIG-desktop-2.1.0/i18n/translations.all/” (as pastas que não variam são as que estão em negrito, isto é, precisamos salvar dentro da pasta “translations.all“, que está dentro da pasta “i18n“, localizada dentro da pasta onde você instalou o gvSIG 2.1).
Feito isso, podemos abrir o gvSIG normalmente, e selecionarmos a linguagem “Português/Brasil” nas preferências (tutorial ultra-rápido: Menu Exibir > Configuração; na janela que abre, selecionar Geral > Idioma, ativar Português/Brasil e clicar em “Aceitar”)
Pronto! Já podemos desfrutar da nova tradução do gvSIG para o pt-BR! Você pode verificar, inclusive, que agora a tradução já é aplicada na mesma seção de trabalho, sem que sejamos obrigados a reiniciar o gvSIG para trabalharmos com os menus na linguagem selecionada. [Aqui cabe apenas uma ressalva: como essa característica ainda não foi totalmente implementada, algumas strings ainda não estarão traduzidas corretamente. Não se assuste: simplesmente reinicie o gvSIG, e a tradução completa estará lá. Isso está sendo corrigido para a próxima versão. Lembre-se que estamos apenas fazendo uma gambiarra para quem quer usar/conhecer a nova tradução antes que ela seja lançada oficialmente).
Buenas, por enquanto é só, pessoal! Note que ainda existem algumas áreas do gvSIG que permanecem sem tradução (notadamente as Ferramentas > Symbols, Scripting e Development), mas estamos trabalhando nisso!
Um abraço a todos, e até o próximo artigo… 😉
Tags: gvSIG, geonews, tradução, tutorial
Bem vindos [de volta] ao iDea Plus Geo
Buenas, pessoal!
Depois de quase um ano sem postar nada por aqui, por razões as mais diversas, e que não é o momento de explicar, volto a dar uma atenção ao iDea Plus Geo.
Nesse meio tempo em que fiquei “fora”, andei me estressando com o WordPress, plataforma em que o blog funciona. Pois bem, parece que o WP resolveu me sacanear de vez, e sumir com os meus posts! Deu muito trabalho, mas consegui recuperar praticamente tudo (tenham paciência com as imagens… eu prometo que vou recuperá-las!). Como eu já estou “por aqui” com ele, estou fazendo alguns testes para ver qual caminho tomar.
Desculpem pelo transtorno, e nos vemos em breve!
[maio/2013] Atualização da Coletânea de Links Sobre o gvSIG
Buenas, pessoal
Depois de mais de um ano sem mexer na Coletânea de Links Sobre o gvSIG, voltamos à carga, trazendo uma nova atualização. Desta vez fiz uma revisão completa, corrigindo links quebrados, duplicados e/ou com problemas. Além disso, procurei acrescentar todos os links que consegui coletar neste meio tempo.
Terminado o trabalho, deixo aqui algumas constatações:
- A lista cresceu! Não só em número, mas principalmente em qualidade. Podemos constatar um amadurecimento muito grande nos tutoriais que vem sido disponibilizados, o que só vem a colaborar para o crescimento da comunidade.
- Por outro lado, o número de colaboradores não aumentou na mesma proporção. Precisamos reverter esta situação, incentivando cada vez mais o compartilhamento de conhecimentos.
- Com o crescimento do número de links, tive que fazer uma reestruturação na divisão da classificação. Procurei reproduzir o máximo possível a estrutura do Manual do usuário do gvSIG, acrescentando algumas categorias complementares, a maioria já existente na coletânea anterior.
- Após esta reestruturação, resolvi retirar aquele efeito “sanfona” entre as categorias. Muito embora a lista tenha ficado com uma aparência mais extensa, facilita o trabalho de quem quer pesquisar alguma referência através da busca do navegador (o famoso CTRL+F).
- Por falar em pesquisa, observem que procurei manter o título original do artigo, inclusive preservando a língua no qual ele foi escrito. Levem isso em consideração em suas buscas, pois temos tutoriais em português, espanhol, inglês, francês, italiano, …
- Com o lançamento da aguardada versão 2.0 do gvSIG, estão surgindo muitos tutoriais voltados para esta versão, principalmente vindos do Blog do gvSIG. Em princípio, todos os artigos que apareceram por lá até o dia de hoje sobre esta versão estão listados. Procurarei atualizar a lista conforme forem sendo lançados outros artigos, sem maiores avisos aqui no blog…
- Na medida do possível procurei destacar quando o link é referente a uma versão específica do gvSIG, ou é aplicável a partir de uma certa versão. Por exemplo, todos os links para artigos referentes ao gvSIG 2.0 levam o nome da versão no texto descritivo do link. Não venci colocar esta informação em todos os links, mas irei padronizando com o passar do tempo.
- Por favor, se encontrarem algum link quebrado ou qualquer outro erro, me avisem! Usem o formulário de contato, ou até mesmo o sistema de comentários do blog. E, como sempre, sugestões são sempre bem vindas!
Creio que para o momento é isso, pessoal. Por favor, usufruam da Coletânea de Links sobre o gvSIG, que já é um verdadeiro “FAQ” sobre o gvSIG ou, em outras palavras, um ponto de partida para quem quer descobrir a resposta para a pergunta: “Como eu faço isso no gvSIG?”…
Tags: geolinks, geoprocessamento, gis, gvSIG, geonews
Novidades no iDea Plus Geo
Buenas, pessoal!
Vamos iniciar as notícias da semana com o anúncio de um novo colaborador aqui no site. Afinal, já diziam os antigos: a união faz a força! Estamos unindo forças com o Jorge Santos, do conceituado blog Processamento Digital.
O Jorge é um amigo de longa data, e sempre participou ativamente da comunidade gvSIG, tanto nas diferentes forums quanto com os seus tutoriais, sempre muito explicativos e didáticos. Como ele está querendo voltar o foco do seu blog para o seu assunto original, isto é, o processamento digital de imagens, ofereci para ele o espaço aqui no iDea Plus Geo para que ele pudesse continuar a compartilhar seu extenso conhecimento no gvSIG, e ele prontamente aceitou. Portanto, nos próximos dias já contaremos com os artigos do Jorge.
Outra novidade que teremos em breve será uma nova atualização da Coletânea de Links sobre o gvSIG. Está dando um trabalho bem grande, mas certamente irá valer a pena.
Como última novidade do dia, quero fazer o pré-anúncio da disponibilização de um curso online de gvSIG, do qual serei o instrutor, através da plataforma de cursos do portal Geocursos, com início programado para o próximo mês de julho. Nos próximos dias estarei divulgando maiores detalhes, mas para quem quiser se adiantar pode conferir a página do curso.
Por hoje é isso, pessoal! Em breve nos vemos por aqui, com novos tutoriais. E deixo às boas vindas ao Jorge Santos, desejando uma longa e frutífera parceria compartilhando o geoconhecimento em formato aberto!
Anúncio: disponível a nova versão gvSIG 2.0 final
Deixo abaixo a tradução da notícia que foi disponibilizada hoje de manhã:
A Associação gvSIG anuncia a publicação da versão final do gvSIG 2.0 [1]. A principal novidade desta versão é sua nova arquitetura, que foi redesenhada de forma tal que o gvSIG maneja as fontes de dados com o objetivo de melhorar tanto a confiabilidade como a modularidade, beneficiando assim tanto aos usuários como aos desenvolvedores. Além de permitir uma maior facilidade de manutenção e evolução da tecnologia. Tem sido, por tanto, uma aposta de futuro com o objetivo de não limitar a evolução tecnológica e assentar as bases para uma rápida evolução.
Não obstantemente, esta nova versão do gvSIG Desktop traz também uma série de novas funcionalidades:
– Novo instalador, que suporta instalação típica ou personalizada.
– Administrador de complementos, que permite instalar novas extensões e personalizar nosso gvSIG dentro da própia aplicação.
– Algumas mudanças na interface das ferramentas de manejo de dados como:
· Importação/exportação de arquivos.
· Operações com tabelas.
· Nova camada.
– Melhoras no rendimento de abertura das camadas.
– Suporte de WMTS (Web Map Tiled Service).
– Cache de dados raster.
– Interface de geoprocesamento unificada.
– Importador de símbolos, facilitando a geração de bibliotecas de símbolos.
– Exportador de símbolos, que permite compartilhar com facilidade bibliotecas de símbolos completas com outros usuários.
– Contorno de scripting (linguagens: Jython, Groovy e Javascript).
Apesar de ser a última versão do gvSIG, temos que ter em conta que realmente nos encontramos diante em um novo gvSIG, pelo que notaremos que a mesma não conta com algumas das funcionalidades do gvSIG 1.12. Estas funcionalidades serão incorporadas em sucessivas e contínuas atualizações, conforme forem sendo migradas para a nova arquitetura. As principais funcionalidades não disponíveis são:
– Georreferenciamento
– Legendas por símbolos proporcionais, graduados, densidade de pontos, quantidades por categoria e por expresões
– Extensões: Análises de redes e 3D.
Do mesmo modo, existem diversos projetos baseados nesta nova arquitetura, que permitirão que nos próximos meses apareçam novas funcionalidades e melhoras diretamente sobre o gvSIG 2.0.
Da mesma forma, temos que lembrar que o nível de estabilidade desta nova versão não é tão alto como gostaríamos, considerando-a uma versão final para efeito de que a comunidade possa começar a utilizá-la de forma oficial e, principalmente, abordar os novos desenvolvimentos sobre ela.
Por tudo isso convidamos você a experimentá-la e a relatar os erros que encontrarem, de maneira que possamos ir corrigindo-os nas sucessivas atualizações. Os erros conhecidos desta versão podem ser consultados em [2].
Nesta versão foram habilitados também vários mirrors para a descarga dos complementos a partir do gvSIG. Estes mirrors estarão disponíveis dentro de alguns dias.
Esperamos que gostem das novidades desta nova versão e que nos ajudem a melhorá-la.
Tags: geoprocessamento, gis, gvSIG, geonews
Lançada a segunda edição da Revista FOSSGIS Brasil
Após a grande repercussão da primeira edição da Revista, lançada em março, com o tema Redescobrindo as Geotecnologias, iremos tratar nesta edição sobre um assunto muito importante, e que tem tudo a ver com as Geotecnologias livres: a Educação!
É sabido que a educação no Brasil enfrenta grandes dificuldades, porém muitas instituições de ensino têm buscado alternativas para poder proporcionar um ensino de melhor qualidade, e com isso auxiliar na formação dos cidadãos.
Desta forma, diversas instituições têm visto no software livre uma opção, uma vez que este tipo de programa, além de não ter custo com licenciamento, auxilia os alunos no entendimento da palavra cooperação.
Seguindo esta vertente, iremos tratar nesta edição do uso dos sistemas de informações geográficas (SIG) no ensino, mostrando que é possível sim, proporcionar um ensino de qualidade utilizando o softwares livres, assim como é feito no curso superior de Tecnologia em Geoprocessamento do IFPB.
Também tivemos o prazer de realizar uma entrevista com Jorge Xavier da Silva, professor emérito da UFRJ e mentor do primeiro SIG nacional, o SAGA-UFRJ.
Ainda nesta edição você poderá conferir os artigos sobre o WKT Raster, uma alternativa do PostGIS para manipulação de informações Raster, Quantum GIS, Kosmo GIS, e segunda parte do artigo sobre Mobile GIS, onde abordo as principais alternativas open source, entre muitos outros assuntos de interesse da comunidade.
Para fazer o download acesse o site oficial do projeto (http://fossgisbrasil.com.br/) ou clique aqui para baixar direto, ou ainda na imagem acima!
Esperamos que gostem desta nova edição da Revista. Deixem seus comentários por aqui, ou nos endereços da Revista FOSSGIS Brasil:
– Website: http://fossgisbrasil.com.br/
– Planeta FOSSGIS Brasil: http://planeta.fossgisbrasil.com.br/
– Página Facebook: https://www.facebook.com/FOSSGISBrasil
– Twitter: http://twitter.com/fossgis
Tags: gvSIG, fossgisbr, geoprocessamento, gis, geonews
Projeto Wikimapa: um mapeamento colaborativo
Já vinha acompanhando esse projeto a algum tempo, e achei interessante divulgar a excelente iniciativa que o Programa Rede Jovem, da ONG Comunitas vem desenvolvendo: o Projeto WikiMapa.
A iniciativa tem um certo ineditismo, não tanto na proposta (mapear de forma colaborativa ruas e locais de interesse, como hospitais, escolas, prestadores de serviço, locais de lazer, entre outros), mas muito mais quanto ao público participante e os locais a serem mapeados: o mapeamento é realizado pelos próprios moradores de comunidades de baixa renda, que vão mapeando as ruas e vielas da sua comunidade, cadastrando os estabelecimentos, deixando referências e comentando os locais já mapeados. Enfim, construindo o conhecimento “geográfico” de sua comunidade de forma colaborativa.
Claro que esse tipo de conhecimento só pode ser construído dentro de uma plataforma wiki, e esse é um dos lados do Programa: a interface web, que permite visualizar na internet os dados já postados, permitindo também interagir com a informação, acrescentando ou corrigindo dados, postando fotos, vídeos, links e comentários.
O “outro lado” do Projeto vem da participação de cinco jovens, provenientes das cinco comunidades cariocas que estão sendo mapeadas nesta fase piloto (Complexo do Alemão, Complexo da Maré, Cidade de Deus, Santa Marta e Pavão-Pavãozinho). Com o apoio da Oi Futuro, cada jovem recebeu um celular com GPS e o programa Wikimapa, que permite inserir os dados diretamente no site do projeto. Assim que a informação é inserida, aparece também no Twitter do Projeto, além de compartilharem suas experiências em blogs dentro do site.
Qualquer pessoa pode participar da iniciativa, bastando se cadastrar e baixar o programa para celular com simbyam, GPS, interno ou externo, e conexão com a internet, podendo enviar os seus dados de qualquer lugar do Brasil ou do mundo. Mesmo que não tenha um celular compatível, os usuários podem inserir os dados diretamente na interface web do aplicativo.
Mais uma vez: uma excelente iniciativa, principalmente por promover a inclusão de parcelas da população que normalmente não são nem lembradas em processos semelhantes.
Uma pena que ainda não é possível baixar os dados para serem visualizados em outros programas ou até mesmo passá-los para o GPS. Fica a sugestão.
Tags: geoprocessamento, geonews