Sentinel Hub Playground – Gerando combinações de bandas de imagens Sentinel online
As imagens geradas pelo satélite Sentinel 2 da Agência Espacial Européia tem se tornado uma excelente alternativa, tanto pela resolução espacial (algumas bandas tem resolução espacial de 10 m), quanto por serem disponibilizada de domínio público (gratuitamente). Some a isso a facilidade em obter as imagens (que podem ser obtidas até mesmo sem a necessidade de cadastro, através do site Land Viewer), e você tem uma ótima solução em termos de imagens para os projetos de geoprocessamento.
E agora temos mais uma opção de trabalho com as imagens Sentinel 2, através da aplicação web Sentinel Hub Playground, que nos permite criar combinações de bandas das imagens Sentinel 2 online, de forma rápida e intuitiva, com a geração e visualização do resultado imediatamente.
Aplicativo Sentinel Hub Playground
Ao acessarmos a aplicação, teremos as seguintes opções:
Seleção de cenas: permite explorar as imagens de toda a superfície da Terra disponíveis, podendo restringir os resultados por intervalos de datas, seleção da localização e também pela cobertura de nuvens;
Ferramentas de seleção da imagem
Combinações de bandas: após selecionarmos a imagem de nossa preferência, podemos aplicar uma das combinações de bandas disponíveis. O número de combinações disponibilizadas é grande e abrangem a maioria das necessidades de quem procura o serviço:
- Cor natural (Bandas 4,3,2)
- Cor infravermelha – vegetação (Bandas 8,4,3)
- Falsa cor – urbanização (Bandas 12,11,4)
- Agricultura (Bandas 11,8A,2)
- Índice de Vegetação – NDVI, baseado na combinação de Bandas (B8 – B4)/(B8 + B4)
- Índice de umidade, baseado na combinação de Bandas (B8A – B11)/(B8A + B11)
- Geologia (Bandas 12,4,2)
- Batimetria (Bandas 4,3,1)
- Penetração atmosférica (Bandas 12,11,8A)
- SWIR (Bandas 12,8A,4)
- NDWI, baseado na combinação de Bandas (B3 – B8)/(B3 + B8)
Opções de combinações de bandas
Se não encontrarmos a combinação de bandas de nosso interesse, podemos criar a nossa própria combinação utilizando a opção “Custom”, onde poderemos escolher quais Bandas farão parte da nossa composição:
Efeitos nas imagens: se necessário, as imagens podem ser melhoradas através da opção de Efeitos, onde poderemos aplicar Correção atmosférica e Correção de nuvens, além de podermos ajustar o ganho.
Após estarmos satisfeitos com a nossa seleção, com a combinação de bandas e com as correções aplicadas, podemos salvar o resultado, através do botão “Generate”. Será aberta uma nova janela exibindo a imagem final que foi gerada, com as opções de “Copy URL” (que copiará o link da imagem gerada para posterior compartilhamento) ou “Download Image”, que nos permitirá baixar a imagem do nosso trabalho.
Fica a dica de mais uma excelente ferramenta que pode nos auxiliar em nossos trabalhos de geoprocessamento, quer seja para explorar e visualizar as imagens do satélite Sentinel 2 antes de baixá-las, permitindo verificar se as mesmas atendem aos objetivos que estamos nos propondo, quer seja para gerar rapidamente imagens que possam ser usadas diretamente em nossos trabalhos. Por exemplo, deixo a seguir as imagens do NDVI da Região Central do RS, em dois momentos. A da esquerda foi tomada em julho de 2016, enquanto que a da direita foi tomada em novembro de 2016. Ambas foram geradas em poucos minutos, através da ferramenta citada neste artigo:
Tags: geolinks, geonews, PDI, geoprocessamento