Seleção por camada no gvSIG

Buenas, pessoal!

O artigo de hoje é uma dica rápida, mas interessante, em resposta a uma dúvida do nosso amigo Jose Carlos Jr., o @geojcarlos, do blog “Carta Geográfica“: ele precisava selecionar de um conjunto de municípios aqueles que pertencem a uma determinada bacia hidrográfica; ou seja, a partir de uma camada fazer uma seleção em outra camada.

Em um primeiro momento, pensei em usar o geoprocesso “Interseção”, mas não obtive o resultado esperado, pois eram selecionadas apenas as áreas que pertenciam à bacia hidrográfica em questão; municípios que pertenciam a mais de uma bacia hidrográfica eram selecionados apenas parcialmente, o que não resolvia o nosso problema.

Parti então para uma consulta ao “amansa burro”: no caso, o manual do gvSIG. E estava lá a resolução do nosso problema: a seleção por camada.

Baixe os dados que usamos neste tutorial, a partir do site do Instituto de Terras, Cartografia e Geociências do PR: a divisão municipal do PR, e o shape das Bacias Hidrográficas do PR.

Vamos primeiramente abrir o gvSIG e criar um novo Projeto e uma nova Vista, tomando o cuidado de selecionar a projeção geográfica compatível com os nossos dados (EPSG 29182 – SAD69/UTM Zone 22S). Em seguida, vamos abrir a Vista e inserir os dois shapes que queremos trabalhar, deixando o shape das bacias hidrográficas por cima do shape das divisas municipais (retirei o preenchimento do shape das bacias, para facilitar a visualização:

Vamos agora selecionar a bacia hidrográfica da qual queremos saber quais são os municípios que a intersectam. Para isso, com o shape das bacias hidrográficas selecionado no TOC, escolhemos a ferramenta de seleção por ponto e clicamos na bacia hidrográfica de nosso interesse. Selecionei a Bacia Hidrográfica Ivaí:

Vamos agora selecionar no TOC a camada dos limites municipais (isso é importante, pois define a camada da qual queremos selecionar as feições), e vamos acessar o menu Vista > Seleção > Seleção por camada:

Na janela de opções da ferramenta vamos definir alguns parâmetros: em “Selecionar das camadas ativas as feições que…”, vamos selecionar a opção “Intersectam com”; em “Elementos selecionados da camada”, vamos selecionar a camada “BACIAS_HIDROGRÁFICAS_2007.shp”; em seguida, clicamos na opção “Novo Conjunto”. Ou seja: estamos criando um novo conjunto de seleção, na camada dos limites municipais, selecionando aqueles municípios cujos limites intersectam com a bacia hidrográfica selecionada na camada das bacias:

Ao clicarmos em “Novo conjunto”, a operação será aplicada e teremos o nosso resultado:

Todos os municípios que fazem parte da Bacia Hidrográfica Ivaí estão selecionados, e agora podemos exportar este conjunto para um novo shape, através do menu Camada > Exportar para… > SHP.

É isso aí, pessoal! Resolvemos o nosso desafio… 😉

 

 

  • Exatamente isso que eu queria. Valeu mesmo companheiro. Agradeço de coração.

    Vou agora tentar reproduzir no meu SIG.

    Um forte abraço.

    • Hehehe, disponha! Qualquer coisa, baixa o gvSIG… recomendo 😉