gvSIG_banner001600x300

gvSIG: Construtor de Modelos do Sextante (Model Builder)

gvSIG_banner001600x300

Olá pessoal,
Neste tutorial vamos conhecer o Construtor de Modelos do Sextante. Através deste modelador, é possível pode construir sistemáticos procedimentos para processamento de dados vetoriais e matriciais em cadeia.

O desafio consiste em estruturar tarefas de geoprocessamento de modo que diversas interações possam gerar produtos, e estes, novos dados. Ao executar o modelo, o operador tem a opção de manter ou suprimir os dados intermediários resultantes destas interações.

ModelodoSextante

Para ser bem sucedido durante a construção dos modelos, é fundamental conhecer os algoritmos do Sextante para alcançar um resultado satisfatório. Nós utilizamos como exemplo as ferramentas para realizar uma conversão de Float 32 bits para Signed Integer 16 bits, Reprojeção, Mosaico e Cálculo de Estatísticas no Modelos Digitais de Elevação (MDEs). Utilize esta dica para construir modelos e agilizar suas tarefas de geoprocessamento.

Assista o Vídeo no Youtube: http://youtu.be/AvmWnx0BWAs

Informações Adicionais

Este tutorial foi realizado no gvSIG 1.12 Portable. Esta versão pode ser acessada através do site oficial: http://goo.gl/wzep1 | Disponível para os Sistemas Windows e Linux.

Códigos EPSG Nacionais

No Brasil temos uma lista dos códigos EPSG mais utilizados. Acesse a lista através desse link: http://goo.gl/WLncr | É preciso conhecer o código EPSG associado a um Datum para definir a projeção da Vista (Viewer) e realizar operações de troca de projeções no gvSIG.

Sobre o DEM Topodata

TOPODATA (http://www.dsr.inpe.br/topodata) é um MDE baseado no SRTM e processado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Possui Resolução Espacial de 30 metros com cobertura para o território brasileiro. Faça o download da Grade Topodata Escala 1:250.000 | http://goo.gl/jlTjM | Formato Shapefile.

  • Felipe Dantas

    Olá, Jorge Santos.
    Primeiramente parabéns pelo tutorial “show de bola”, alias, todos os tutoriais aqui são nota mil. Não sabia que existia model build no sextante. O video é no sextante do GV SIG, porém eu estava utilizando o sextante do qgis, que praticamente é a mesma coisa. Mas eu gostaria de saber se existe muita diferença na criação de rotinas no sextantes do qgis, pois eu refiz aquis os passos do video mais o sextante do qgis me retornou com um erro , ou seja, modelo frustado ! vlw

    • Oi Felipe. O Sextante do QGIS é bem novo e tem alguns bugs sim. É melhor reportar o que está acontecendo para as listas da OsGeo QGIS Users e QGIS Brasil. Abraços.