iDea Plus Geo

Geo ideias em formato aberto

Geoprocesso Cortar (Clip) no gvSIG 2.x

February 24, 2016 — Eliazer Kosciuk

O geoprocesso Cortar (também conhecido como Clip) é utilizado quando queremos recortar uma camada vetorial (pontos, linhas e/ou polígonos) utilizando outra camada como área de recorte.

Para exemplificar este geoprocesso, vamos recortar os municípios que fazem parte de uma Microrregião do Estado do Rio Grande do Sul. Para tanto, vamos usar duas camadas: a camada dos Municípios do RS, e a camada das Microrregiões do RS. Ambos os shapes podem ser obtidos no ftp do IBGE, na malha digital dos municípios.

Inseridas as duas camadas na Vista, vamos selecionar na camada das Microrregiões, a microrregião de nosso interesse (no caso, a Microrregião de Restinga Seca). Em seguida, abrimos o menu das ferramentas de geoprocessamento do gvSIG (menu Ferramentas > Geoprocessamento > Caixa de ferramentas), e clicamos no geoprocesso Cortar (Algoritmos > Geoprocessos do gvSIG > Camadas vetoriais > Cortar).

Acessando o geoprocesso Cortar

Acessando o geoprocesso Cortar

Abrirá a janela do geoprocesso Cortar, onde poderemos definir os parâmetros do recorte que queremos fazer:

Janela do geoprocesso Cortar

Janela do geoprocesso Cortar

Na seção Entradas, selecionamos como Camada de entrada, a camada que desejamos recortar (Municipios, no nosso caso); como Camada de recorte, selecionamos a camada que servirá como máscara de recorte (Microrregiões, no exemplo).

Como queremos cortar da camada Municípios apenas aqueles municípios que fazem parte da Microrregião de Restinga Seca, selecionada anteriormente na camada Microrregiões, na seção Opções, selecionamos a opção “Feições selecionadas (Camada de recorte)“.

Obs.: Caso quiséssemos selecionar todas as feições da camada de entrada que são cobertas por todas as feições presentes presentes na camada de recorte, deixamos esta segunda opção sem selecionar (interessante quando temos apenas uma feição na camada de recorte). A primeira opção desta seção (“Feições selecionadas (Camada de entrada)“) serve para que sejam recortadas apenas aquelas feições que estão selecionadas na camada de entrada. Seria o caso, por exemplo, de que quiséssemos selecionar apenas alguns municípios que fazem parte da microrregião selecionada como máscara de recorte.

Finalmente, na seção Saídas, selecionamos os arquivos que queremos gerar. A opção padrão é Salvar em arquivo temporário, mas podemos selecionar ou criar o arquivo de saída clicando no botão “” ao lada da opção. Podemos ver também que serão criados três tipos de arquivos vetoriais: Polígonos, Linhas e Pontos. Como neste caso só nos interessam os polígonos, criei apenas o arquivo shape correspondente. Mesmo assim, as outras duas camadas serão inseridas na ToC, devendo ser eliminadas posteriormente.

Clicando no botão “Aceitar” o geoprocesso Cortar é aplicado conforme os parâmetros definidos e as camadas criadas são inseridas na Vista atual.

Resultado final do geoprocesso Cortar

Resultado final do geoprocesso Cortar

Tags: gvSIG, geoprocessamento, geoprocessos, tutorial