Aprendendo SIG com Game of Thrones (XIV): Mapas
Neste penúltimo exercício do curso para aprender a bases dos Sistemas de Informação Geográfica através de exercícios práticos com dados de Game of Thrones vamos trabalhar com o documento “Mapa”.
Um documento Mapa é um conjunto de elementos de desenho de um mapa ou plano, organizados em uma página virtual, cujo objetivo é sua saída gráfica (impressão ou exportação para PDF). O que se vê no desenho é o que se obtém ao imprimir ou exportar o mapa ao mesmo tamanho de página definido. Em um Mapa podemos inserir dois tipos de elementos: Elementos cartográficos e de desenho.
Em nosso caso vamos criar um mapa com a rota seguida pelos irmãos Greyjoy, desenhado no exercício sobre “Edição gráfica”.
Após abrirmos nosso projeto no gvSIG, devemos acessar a janela do “Gerenciador de projetos”. Uma forma rápida é através do menu “Exibir/Gerenciador de projeto”. Selecionamos o tipo de documento “Mapa” e clicamos no botão “Novo”. Será aberta uma nova janela onde definiremos as características da página do Mapa.
Neste caso selecionaremos um “Tamanho de página” “A4”, com “Orientação” “Horizontal” e indicaremos que seja utilizada a Vista onde temos nossas camadas abertas em vez de “Criar nova Vista”. Se tivermos mais de uma Vista em nosso projeto, aparecerá uma listagem com todas elas.
Será criado um novo mapa, no qual será inserida a Vista indicada e que ocupa toda a superfície da página:
Clicando sobre os “quadrados pretos” que aparecem nos cantos e pontos médios do retângulo que define a extensão da Vista podemos alterar o seu tamanho. Deste modo vamos definindo nosso desenho do mapa. Clicando sobre o elemento Vista inserido e arrastando podemos deslocá-lo. Redimensionamos a Vista inserida e a deslocamos, passando em seguida a adicionar outros elementos cartográficos.
A maioria dos elementos cartográficos estão intimamente ligados ao documento Vista, de modo que as alterações realizadas na Vista serão refletidas no mapa (mudanças de zoom, deslocamentos, modificação de legendas, organização de camadas, etc.). Estas ferramentas estão disponíveis no menu “Mapa/Inserir“ e na barra de ícones correspondente.
Vamos começar inserindo a legenda. Esta ferramenta está disponível no menu “Mapa/Inserir/Legenda“ ou através do seu ícone:
A legenda sempre está associada com uma Vista inserida no Mapa e permite representar a simbologia das diferentes camadas dessa Vista. Após selecionarmos a ferramenta, devemos indicar o primeiro extremo do retângulo que define o espaço a ocupar pela legenda clicando sobre a área do Mapa no lugar desejado, e arrastrando até soltar no extremo oposto. Será mostrado um quadro de diálogo no qual poderemos definir as propriedades gráficas da legenda inserida:
Nesta janela podemos marcar quais camadas (e sua simbologia) queremos que apareçam na legenda.
Em seguida vamos inserir um símbolo de Norte. Esta ferramenta está disponível no menu “Mapa/Inserir/Norte“ ou em seu ícone correspondente:
Uma vez selecionada a ferramenta, indicaremos o primeiro extremo do retângulo que define o espaço a ser ocupado pelo símbolo do norte, clicando sobre a área do Mapa no lugar desejado e arrastrando até soltar no extremo oposto. Será mostrado um quadro de diálogo no qual poderemos definir as propriedades gráficas do norte inserido:
E o nosso Mapa terá o seguinte aspecto:
Para finalizar inseriremos um título com a ferramenta de “Inserir texto” (no menu Mapa/Inserir/Texto ou em seu ícone correspondente). O funcionamento é similar ao dos outros elementos, e neste caso o que indicaremos é o texto que queremos que apareça: “Greyjoy Brothers”.
A partir daqui e para não alongar demasiadamente o exercício recomendamos que seja revisada a documentação relacionada com o documento Mapa e que experimentem inserir escalas gráficas, caixas, etc, bem como provar as ferramentas de ajuda ao desenho. Com um pouco de prática poderemos realizar mapas realmente bem desenhados.
Depois de terminarmos o nosso mapa podemos exportá-lo como PDF através do ícone:
Já podemos enviar nosso arquivo PDF para todos os nossos contatos.
Como costumam dizer, a prática faz o mestre… sendo assim, já sabem…
Agora já falta apenas um artigo para finalizarmos nosso curso… não percam!
Tags: geoprocessamento, gvSIG, tutorial, Game-of-Thrones