iDea Plus Geo

Geo ideias em formato aberto

Aprendendo SIG com Game of Thrones (VIII): Calculadora de campos

February 12, 2018 — Eliazer Kosciuk

A “calculadora de campos” é uma das ferramentas mais utilizadas pelos usuários de SIG na hora de editar os atributos de uma camada. O motivo é sua versatilidade e a economia de tempo que proporciona na hora de editar diferentes registros ao mesmo tempo.

Ela nos permite realizar diferentes tipos de cálculos sobre os campos de uma tabela. Esta ferramenta pode ser executada sobre todos os registros de uma tabela ou apenas naqueles que estejam selecionados.

Vejamos como funciona com alguns exercícios simples sobre nossos dados de Game of Thrones. Mas antes de começar vamos conhecer a sua interface.

figura08_01

  1. Informação. Proporciona informações sobre o “Campo” ou “Comandos” selecionados.
  2. Campo. Listagem de campos da Tabela. Com um duplo clique sobre um campo adicionamos a expressão a aplicar.
  3. Tipo. Em função do tipo selecionado é atualizada a lista de “Comandos” disponíveis.
  4. Comandos. Listagem de comandos disponíveis em função do “Tipo” selecionado. Com um duplo clique sobre um comando o mesmo é adicionado à expressão a aplicar.
  5. Expressão. Operação que será aplicada sobre o campo selecionado. A expressão pode ser escrita diretamente.

Vista a teoria, passaremos a realizar nosso exercício prático.

Em primeiro lugar abrimos a tabela de atributos da camada “Locations”, que deve conter 7 colunas, se efetuamos todos os exercícios propostos. Um dos campos existentes é “type” que contém os tipos de localização (city, castle, ruin, town, other).

figura08_02

Vamos imaginar que queremos adicionar uma nova coluna na qual vamos digitar o tipo de localização no idioma português. Poderíamos fazer isso manualmente, como vimos no exercício de “Edição de Tabelas”, mas graças à “Calculadora de campos” podemos fazer este exercício de forma muito mais rápida.

Seguindo os passos que aprendemos no exercício de “Edição de Tabelas”, colocamos a Tabela em edição e adicionamos uma coluna do tipo “String”, deixando o número de caracteres padrão (50). A essa nova coluna chamaremos “Tipo”. Poderíamos deixar o dado de “Valor padrão” vazio, mas para economizar tempo no preenchimento colocamos o valor “Outro” (sem as aspas). Deste modo todos os registros serão preenchidos de forma automática com este valor. Agora somente precisaremos atualizar os outros valores.

figura08_03

Neste momento a tabela ficaria assim:

figura08_04

Agora utilizaremos a ferramenta de “Seleção por atributos” para ir selecionando os diferentes valores do campo “Type”, e a calculadora de campos para preencher de forma automática as linhas selecionadas com o valor correspondente.

Chegando a este ponto, se não souber utilizar a ferramenta de “Seleção por atributos” revise o artigo em que explicamos seu funcionamento.

Vamos começar selecionando todas as linhas cujo “type” é “Castle”:

figura08_05

Depois de selecionadas, clicamos no cabeçalho do campo “Tipo” (será mostrada em uma cor cinza escura).

figura08_06

Executamos a ferramenta de “Calculadora de campos”, disponível no menu “Tabela/Calculadora de campos” ou em seu ícone correspondente.

figura08_07

Será aberta uma nova janela, onde poderemos escrever a expressão “Castelo” com a qual queremos que os campos sejam preenchidos. É importante lembrarmos que os textos devem ser digitados entre aspas duplas.

figura08_08

Ao clicarmos em “Aceitar” serão preenchidas as células do campo “Tipo” das linhas selecionadas:

figura08_09

Repetimos a mesma operação com o restante dos valores do campo “type”. Primeiro selecionamos as linhas e depois, com a calculadora de campos, preenchemos os dados:

  • Type “City” = Tipo “Cidade”
  • Type “Ruin” = Tipo “Ruina”
  • Type “ Town” = Tipo “Povoado”

Depois de terminarmos nossa tarefa, finalizamos a edição e salvamos as alterações. Nossa tabela ficará com o seguinte aspecto:

figura08_10

A “Calculadora de campos” é uma ferramenta muito potente e permite utilizar expressões complexas. Recomendamos que faça experiências com ela para descobrir todas as suas possibilidades. Até o próximo artigo!

Tags: geoprocessamento, gvSIG, tutorial, Game-of-Thrones