Anúncio: disponível a nova versão gvSIG 2.0 final
Deixo abaixo a tradução da notícia que foi disponibilizada hoje de manhã:
A Associação gvSIG anuncia a publicação da versão final do gvSIG 2.0 [1]. A principal novidade desta versão é sua nova arquitetura, que foi redesenhada de forma tal que o gvSIG maneja as fontes de dados com o objetivo de melhorar tanto a confiabilidade como a modularidade, beneficiando assim tanto aos usuários como aos desenvolvedores. Além de permitir uma maior facilidade de manutenção e evolução da tecnologia. Tem sido, por tanto, uma aposta de futuro com o objetivo de não limitar a evolução tecnológica e assentar as bases para uma rápida evolução.
Não obstantemente, esta nova versão do gvSIG Desktop traz também uma série de novas funcionalidades:
– Novo instalador, que suporta instalação típica ou personalizada.
– Administrador de complementos, que permite instalar novas extensões e personalizar nosso gvSIG dentro da própia aplicação.
– Algumas mudanças na interface das ferramentas de manejo de dados como:
· Importação/exportação de arquivos.
· Operações com tabelas.
· Nova camada.
– Melhoras no rendimento de abertura das camadas.
– Suporte de WMTS (Web Map Tiled Service).
– Cache de dados raster.
– Interface de geoprocesamento unificada.
– Importador de símbolos, facilitando a geração de bibliotecas de símbolos.
– Exportador de símbolos, que permite compartilhar com facilidade bibliotecas de símbolos completas com outros usuários.
– Contorno de scripting (linguagens: Jython, Groovy e Javascript).
Apesar de ser a última versão do gvSIG, temos que ter em conta que realmente nos encontramos diante em um novo gvSIG, pelo que notaremos que a mesma não conta com algumas das funcionalidades do gvSIG 1.12. Estas funcionalidades serão incorporadas em sucessivas e contínuas atualizações, conforme forem sendo migradas para a nova arquitetura. As principais funcionalidades não disponíveis são:
– Georreferenciamento
– Legendas por símbolos proporcionais, graduados, densidade de pontos, quantidades por categoria e por expresões
– Extensões: Análises de redes e 3D.
Do mesmo modo, existem diversos projetos baseados nesta nova arquitetura, que permitirão que nos próximos meses apareçam novas funcionalidades e melhoras diretamente sobre o gvSIG 2.0.
Da mesma forma, temos que lembrar que o nível de estabilidade desta nova versão não é tão alto como gostaríamos, considerando-a uma versão final para efeito de que a comunidade possa começar a utilizá-la de forma oficial e, principalmente, abordar os novos desenvolvimentos sobre ela.
Por tudo isso convidamos você a experimentá-la e a relatar os erros que encontrarem, de maneira que possamos ir corrigindo-os nas sucessivas atualizações. Os erros conhecidos desta versão podem ser consultados em [2].
Nesta versão foram habilitados também vários mirrors para a descarga dos complementos a partir do gvSIG. Estes mirrors estarão disponíveis dentro de alguns dias.
Esperamos que gostem das novidades desta nova versão e que nos ajudem a melhorá-la.
Tags: geoprocessamento, gis, gvSIG, geonews